Quer saber sobre os animais? O que eles comem? Quanto pesam? E muito mais?
É aqui mesmo! Seja Bem-Vindo ao Blog!!

domingo, 12 de dezembro de 2010

Ornitorrinco

  O ornitorrinco é o único mamífero que bota ovo, ele é um tipo de mutação, cauda de castor, corpo de galinha  e bico e nadadeiras de pato. 
  Carnívoro, alimenta-se de insetosvermes ecrustáceos de água doce. Possui diversas adaptações para a vida em rios e lagoas, entre elas as membranas interdigitais, mais proeminentes nas patas dianteiras. É um animal ovíparo, cuja fêmea põe cerca de dois ovos, que incuba por aproximadamente dez dias num ninho especialmente construído.
  Ornitorrincos são animais semiaquáticos e primariamente noturnos, quando não estão mergulhando em busca de alimento, descansam em buracos feitos nas margens dos rios e lagos, sempre camuflados com vegetação aquática. Há dois tipos de tocas, uma serve como abrigo para ambos os sexos e é construída pelo macho na época de acasalamento; a outra, geralmente mais profunda e elaborada, é construída pela fêmea e serve como ninho para a incubação dos ovos e cuidados pós-natais. 
  O ornitorrinco mede em média de 35 a 50 centímetros e pesa de 3 a 6 kg. Vive também em média de 15 a 17 anos.  
  Tem patas palmadas e por isso é um bom nadador, capaz de ficar debaixo da água por cinco minutos. Dentro da água seus olhos e ouvidos fecham. Ele cavoca a lama com seu bico, à procura de comida. O bico não é ósseo, mas coberto por uma membrana sensível.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Camaleão

 O Camaleão é um réptil conhecido por mudar a sua cor para se adaptar a um ambiente ou a uma situação. Esta estratégia o ajuda a se proteger de potenciais predadores e passar despercebido por eles. Além desta característica, possui a capacidade de movimentar os dois olhos independentemente e também de enrolar a cauda para se agarrar.
  Por isso, sobe com facilidade em árvores e corre rápido no chão. É um bom mergulhador e também nada bem, podendo ficar submerso por longo tempo. Caso se sinta acuado, foge ou defende-se com dentadas e chicoteando com a cauda. 
  A incubação é longa, dura de 8 a 9 meses. Ele atinge a maturidade sexual em um ano e pode viver de 4 a 5 anos. Os camaleões têm até 60 centímetros de comprimento, com uma língua muito grande para pegar suas presas, como mariposas, moscas e outros insetos.
 A mudança de cor tem um papel importante na comunicação durante lutas entre camaleões: as cores indicam se o oponente está assustado ou furioso. Acidentalmente, a mudança de cor pode ajudar na camuflagem do animal, embora esta não seja uma ocorrência freqüente, e sim ocasional.
   Como não é uma espécie nativa, a legislação brasileira não proíbe a criação de camaleões como animais de estimação: são bichos dos mais populares entre os fãs de animais exóticos. Recentemente, o IBAMA proibiu a importação de camaleões, eles podem variar entre 1 a 3 quilos.

Cavalo-Marinho

 O cavalo-marinho é uma espécie de peixe muito curiosa e, no mínimo, exótica. Todos, algum dia, já pararam em frente a um aquário para admirar este peixe. Ele faz um grande sucesso, não só pela sua aparência, mas também pela maneira como nada. Sua capacidade de nadar é bastante limitada por isso vive em águas calmas e abrigadas, como estuários, onde existem algas e plantas marinhas. Neste ambiente, o cavalo marinho pode se enrolar mantendo-se imóvel.
  A reprodução ocorre na primavera. Os ovos postos pela fêmea são fertilizados pelo macho que os guarda em uma bolsa na base de sua cauda. Dois meses mais tarde, os ovos se abrem e o macho realiza violentas contorções para expelir os filhotes. Estes são transparentes e pouco maiores que um centímetro. Sobem logo à superfície para encher suas bolsas de ar, para poderem se equilibrar na água. Já se tornam independentes de seus pais, mesmo sendo frágeis.
  Sua esperança de vida é estimada entre 2 a 4 anos. O tamanho e a cor variam em função das variedades de espécies, mesmo modo que o camaleão, ele pode mudar de cor. 
  O Cavalo-Marinho gosta de comer crust ceos ( espécie de alga ), ele vive em todos os mares e mede de 2 a 60 centímetros.
  Ele tem esse nome, por ser parecido com um cavalo.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

bicho preguiça

 O bicho preguiça pelo nome já da pra ter uma noção de como ele é. Mas ele é sim, bem preguiçoso, para subir em arvores, olhar para os lados, etc...
  Todos os dedos têm garras longas pelas quais a preguiça se pendura aos galhos das árvores, com o dorso para baixo. Seu nome advém do metabolismo muito lento do seu organismo, responsável pelos seus movimentos extremamente lentos. É um animal de pelos longos, que vive na copa das árvores de florestas tropicais desde a América Central até o norte da Argentina. Na Mata Atlântica, o animal se alimenta dos frutos da Cecropia.
  De hábitos solitátios, a preguiça tem como defesa sua camuflagem e suas garras. Para se alimentar, a Preguiça utiliza-se de "dentes" que se apresentam em forma de uma pequena serra. Herbívoro, tem hábitos alimentares restritos, o que torna difícil sua manutenção em cativeiro. Dorme cerca de 14 horas por dia, também pendurada nas árvores. Na reprodução dá apenas uma cria, e apenas a fêmea cuida do filhote. Reproduz-se, como tudo que faz, na copa das árvores. Raramente desce ao chão, apenas aproximadamente a cada sete dias para fazer as suas necessidades, assim seu predador (onça pintada) fica mais fácil para caça-lo.
  São animais de porte médio (cerca de 3,5 a 6 kg quando adultas), de coloração geral cinza, tracejada de branco ou marrom-ferrugem, podendo ter manchas claras ou negras. O pêlo cresce em sentido diferente dos demais mamíferos, isto é cresce do ventre em direção ao dorso. 
  A gestação da preguiça dura quase onze meses. O recém-nascido mede 20 a 25 cm e pesa cerca de 260 a 320 g, A expectativa de vida para uma preguiça varia de 30 a 40 anos.

Zebra

  As zebras são mamíferos, membros da mesma família dos cavalos, nativos da África central e do sul. A pelagem deste animal consiste num conjunto de listras contrastantes de cor, alternadamente, pretas e branca, dispostas na vertical, exceptuando nas patas, onde se encontram na horizontal.
  É nas savanas africanas onde as zebras habitam. Encontram-se distribuídas por famílias: macho, fêmeas e filhotes. Estes animais, por serem atacados habitualmente por leões, podem se tornar animais extremamente velozes, pois para fugirem dos predadores, utilizam a fuga e seus fortes coices, podendo quebrar até a mandíbula de um felino.
  As zebra podem parecer todas iguais, mais não são, a diferença delas é a posição das listras.  Uma zebra pode medir 2,20 m, ter 1,40 m de altura e pesar mais de 200 kg. A sua esperança de vida ronda os 30 anos.
  Os filhotes das zebras, não nascem com listras, eles nascem igual um potrinho, ao longo dos meses, ele vai adquirindo as listras.

domingo, 5 de dezembro de 2010

Canguru

  O canguru é um animal que todos conhecem como " lutador " pois ele se defende dando uma espécie de chute, para proteger.  
  O seu habitat situa-se em planícies. A sua alimentação baseia-se em vegetais e frutas. O pêlo do canguru é, geralmente, espesso. Crescem durante toda a vida. A sua cauda mede de 0,70 cm a 1,40 m. A maior parte dos cangurus têm orelhas grandes e cabeça pequena. O canguru, quando jovem permanece com a mãe, subindo na sua bolsa para se alimentar e ficar seguro, até que tenha mais que um ano de idade. Os Cangurus vivem na Austrália continental. Pesam cerca de 500 g a 90 kg, medindo cerca de 80 cm a 1,60 metros. A sua gestação demora de 30 a 40 dias, dando à luz apenas um filhote de cada vez. Os cangurus nascem imaturos. O seu desenvolvimento é no interior de uma bolsa na barriga da sua mãe que se chama marsúpio. Alí, o filhote mama e protege-se.
  Qualquer marsupial selvagem é cuidadoso com os humanos. No entanto, durante a seca, os cangurus são obrigados a partir para áreas povoadas em busca de comida. Quando os humanos se aproximam, eles podem se sentir ameaçados e se defenderem. Mesmo sendo simpático, um canguru bravo é capaz de matar um humano. Porém isso não se pode considerar um ataque, é meramente uma reação instintiva de defesa, pois nós humanos somos seus maiores predadores.

lêmure

 Este animalzinho simpático pertence a um grupo de mamíferos próximos dos macacos.É encontrado somente na Ilha de Madagascar.Passa a maior parte do tempo em cima das árvores e se locomove saltando de galho em galho.Quando está no chão, anda como um felino:com a cauda erguida e balançando-se de um lado para o outro.Existem várias espécies de lêmures e o mais conhecido é o "lêmure-de-cauda-anelada", que está representado nesta foto.Como você pode ver, ele tem uma bela cauda comprida comanéis pretos e brancos, que o ajuda a manter o equilíbrio quando salta.O lêmure-de-cauda-anelada vive em um grupo familiar.É herbívoro, mas pode comer também lagartos e insetos.Embora seja uma espécie protegida, o lêmure-de-cauda-anelada ainda é caçadao regularmente pelos malgaxes (aldeia), que apreciam muito sua carne, e infelizmente está em risco de extinção.
 Os lêmures podem ir dos 30 gramas aos 10 kg. As maiores espécies, algumas das quais pesavam mais de 240 kg, extinguiram-se desde que os humanos se estabeleceram em Madagáscar. As espécies menores são noctívagas enquanto as maiores são diurnas.
 As espécies pequenas Cheirogaleoidea alimentam-se de frutos, folhas, brotos, néctar, insectos, pequenos vertebrados e ovos roubados de outros animais.  Os lêmures possuem polegares oponíveis, mas as suas caudas não são preênseis. Têm unhas em vez de garras e visão a cores limitada.
  Ao contrário do resto dos primatas, os lêmures vivem numa sociedade matriarcal.











Gambá

  O gambá como muitos conhecem,  é fedido e muito mal humorado. Na verdade o gambá não fede, ele solta uma substancia fedorenta, para espantar os predadores, ou seja, ele usa isso quando se sente em perigo. Gambá é o nome popular de um animal típico das Américas. É um dos maiores marsupiais da família dos didelfídeosque habitam do sul do Canadá à Argentina e são onívoros ou seja, comem frutas, vermes, insetos, lagartos, anfíbios e até mesmo filhotes de pássaros. Na natureza têm como principal predador o gato-do-mato, O habitat natural dos gambás é a floresta, porém consegue adaptar-se bem em regiões com presença humana.   Enquanto nas cidades são freqüentemente atropelados por terem a visão ofuscada pelos faróis e por terem pouca mobilidade – exceto nas árvores. São ainda confundidos por vezes com o cangambá. Que embora se assemelhe, não é um marsupial, mas sim um mustelídeo. O cangambá é igual o dos desenhos, preto e com uma listra branca no meio, ele e o gambá são cofundidos pelos nomes, pois um é completamente diferente do outro.
 Os filhotes de gambá nascem na forma de embrião e pesam duas gramas, aproximadamente. O desenvolvimento ocorre na bolsa materna da mãe ( como o canguru ). A média de vida de um gambá é de 4 a 5 anos, os adultos medem 40 a 50 cm de comprimento (sem contar a cauda) e o peso dele é de aproximadamente. de 3 a 5 quilos.
  Para quem não sabe a diferença de um gambá e do cangambá olhe a foto lá em cima e essa de baixo.



sábado, 4 de dezembro de 2010

Águia

 A águia é uma das mais fortes e corajosas aves, o tempo de vida das águias é de 40 anos, embora haja casos em cativeiro em que atingiram os 95 anos. 
 A Águia real, preta ou doirada, é a maior espécie conhecida, alcançando 95 centímetros de comprimento e dois metros de envergadura. Vive acasalada e macho e fêmea caçam juntos, fazendo grande devastação nos pequenos mamíferos e aves, chegando muitas vezes a atacar os de maior tamanho, como cabritos, ovelhas, etc.  Além disso a águia representa um símbolo nos E.U.A, por serrem as mais fortes, rápidas e inteligentes das aves
 Ela vive preferêncialmente nas terras altas e montanhosas, podendo (por enquanto...) ainda ser vista em algumas serras de Portugal, voando em círculos, em busca da sua presa. Estas aves podem já estar extintas, ameaçada a sua continuidade nos céus portugueses, principalmente pela caça que lhe foi, e continua a ser, movida por caçadores ilegais sem escrúpulos. 
Os postes de alta tensão e as torres metálicas que os transportam também têm sido motivo de muitas mortes. 
 A sua visão é excelente, permitindo ver ao pormenor tudo o que mexe no chão. As sua presas são ratos, coelhos e, pontualmente, répteis. O círculo descrito pela águia real serve para observar cuidadosamente cada palmo de terra por baixo de si. Se, eventualmente, algum dos animais que caça se encontrar por lá, atacará em voo picado, de forma decidida, deixando pouco espaço de manobra à sua presa. Por isso algumas pessoas quando querem elogiar alguém, dizem que a pessoa tem olhos de águia. 
 A águia, lança seus filhotes em determinada fase de seu crescimento, fora do ninho, para aprenderem a voar. É quando só comem cerca de 70% de seu peso por dia,  e não fazem mais nada,elas os lança fora do ninho sem esquecermos que seus ninhos são em altos penhascos...
 Mas sem saberem voar, só caindo, ela voa em volta e quando vê que eles não tem mais
forças, não se debatem mais, ela os pega e volta para o ninho.

Porco espinho

 Porco-espinho é um animal muito parecido com um esquilo armado, ou seja, de porco ele não tem nada, só o nome. Armado até os dentes, os porcos-espinhos, que são parecidos com os ouriços, conseguem assustar qualquer animal. O porco-espinho se diferencia do ouriço por ser um pouco mais porco. Enquanto o ouriço tomar banho todos os dias, o porco-espinho só toma banho quando chove. 
 Pequeno, leve, espinhento e narigudo, o porco-espinho é um animal destemido. Nenhum animal chega perto de seus espinhos, e os que se arriscam a se aproximar, tomam uma chuva de espetos. No princípio os porcos-espinho não tinham espinhos e eram chamados apenas porcos- ( com hífen mesmo ), mas com o aquecimento global, estes animais foram sofrendo mutações e adquirindo estes espetos.
 Os porcos-espinhos são úteis na natureza, pois fazem você comprar um novo sapato caso pise neles ( heheheh)  Imagina você com aquele sapato feioso, mas que não tem coragem de trocar. Pisando em um porco-espinho, você terá um motivo para trocar. Por isso o porco espinho é um animal de poucos predadores.
 Quando ele ataca um animal,os espinhos voltam para ele igual um "ímã", é claro que durante a vida dele, ele perde alguns pois ficam nos seres que eles atacam. 
 Cada espécie tem um tanto variado de espinhos, que é de 30.000 há 40.000. O porco espinho é muito parecido com um ouriço, quer ver a diferença entre os dois? olhe as fotos a baixo:


  E ai? Descobriu? Bem se você disse que o de baixo é porco espinho você acertou! Ele quando grande ( é o da foto la em cima) já tem espinhos gigantes, porem quando filhotes parecem o ouriço que é o de cima, apesar desses animais parecerem indefesos, são uma destruição! Porem todos os dois, se defendem jogando os espinhos

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Coruja

 As corujas são animais noturnos, ou as vezes saem para caçar de dia, elas comem animais pequenos como: ratos, cobra, lagartos, etc... Geralmente elas são conhecidas como: duas caras. Pois elas conseguem firar o pescoço 180º para traz. Existem 133 espécies delas das quais mais de vinte se encontram em perigo de extinção caso de várias corujas nativas de florestas tropicais.
  Moram em ninhos que ficam em cima de árvores. Na região do Amazonas, algumas espécies também são chamadas de murutucu. 
 A superstição popular diz que adivinham a morte com o seu piar e esvoaçar. Julgava-se também que essas aves gostam de azeite por visitarem as igrejas durante a noite, onde existiam lamparinas de azeite acesas.  Na realidade elas procuravam os insetos atraídos pela luz das lamparinas. Os filhotes de corujas podem ser vítimas de outros predadores como o gavião.
  A coruja quando adulta pesa aproximadamente 400g e mede mede entre 53 e 65 cm de comprimento. Os filhotes dela, como todo e qualquer passaro, não sabe voar e tem de ficar até um certo tempo no ninho, até que ele aprenda a voar, quando isso não acontece eles ficam desprotegidos e sozinhos no alto das arvores, onde os ninhos ficam.

Pavão

 O pavão é uma ave de grande porte, com origem na Índia, onde já foi considerado um animal sagrado. Apesar de ser um animal de quinta, o pavão é, acima de tudo, uma ave ornamental, que pode ser encontrada em muitos jardins públicos. 
O seu som característico, alerta-nos para a presença deste animal, mesmo quando não o vemos, embora ele nos esteja a observar. Quando o pavão abre o seu leque de penas, está à procura de uma pavoa para cortejar, é para esse efeito que os machos usam as suas cores garridas.
A pavoa, como acontece com as fêmeas de quase todas as aves, é bastante mais discreta. Embora seja também de grande beleza, as suas cores menos vivas servem como camuflagem para proteger o ninho, ou as crias, dos predadores. 
Peso do macho é de 3900grs e a da fêmea é de 3.300 grs.
 A sua postura é de 4 a 8 ovos que levam 28 dias a chocar. Um pavão pode viver cerca de 30 anos. O pavão não tem outra espécie. Os pavão são bem procurados também por suas majestosas penas, que server para fazer roupas...

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Mico-leão-dourado

O mico-leão-dourado é um animal em extinção que é muito achado na Mata Atlântica, no sul deste Brasileiro. Uma vez formado o casal, mantém-se fiel. Entre os micos-leões, pequenos primatas americanos, o recém-nascido não passa mais que quatro dias pendurado ao ventre materno. Depois disso, é o pai que o carrega, cuida dele, limpa-o e o penteia. A mãe só se aproxima na hora da mamada. Ele estende os braços e o pai lhe entrega o filhote, que mama durante uns quinze minutos. mas, mesmo nessa hora, o pequeno não gosta que o pai se distancie. Os adultos pesam entre 550 a 600 gramas e medem cerca de 60 cm da cabeça até a calda.  
Eles tem hábitos diurnos e arborícolas. Organizam-se em grupos de até 8 individuos e vivem cerca de 15 anos, sendo a maturidade da fêmea atingida com cerca de 1 ano e meio e a do macho com cerca de 2 anos, sua época reprodutiva é de setembro a março e a gestação demora cerca de 4 meses e meio, gerando, normalmente, entre 1 e 3 filhotes. 
 É uma espécie altamente social.São encontrados,na natureza,em grupos de 2 a 8 indivíduos,frequentemente constituído por membros da mesma família.O grupo consiste do casal reprodutor,1 ou 2 filhotes e outros membros.São altamente territoriais e defendem seus território com ameaças, gritando.

Gatos

 Os gatos são animais de estimção, porem não gostam de ficar trancados em casa, como os cães, por isso eles escalão muros, paredes, etc... Mas eles sempre voltam ao lar. Há varias raças de gatos, quando adultos os gatos ficam ou mansos ou ariscos dependendo, da maneira que as pessoas criam eles. Eles adoram tomar leite, não só quando filhotes, a vida inteira eles bebem leite.  é um mamífero que pode viver de 15 a 39 anos. Com eles, sua casa vai ficar livre de ratos, baratas e outros animais, que os gatos se encarregam de eliminá-los. Não precisam tomar banho, pois os gatos possuem a língua áspera, como os demais felinos, que serve para fazer sua limpeza completa.
 Os gatos possuem garras afiadas, para se protegerem quando se sentem ameaçados, ou para proteger seus filhotes. Os filhotes nascem com pouco pelo e devem ficar sempre ao lado da mãe, para se esquentarem e tomarem o leite materno, quando abrem os olhos eles querem conhecer tudo, sua casa, sua caminha, você, as pessoas, quer encontrar coisas novas, por isso cuidado para ele não pegar doenças ou machucados, quando bem pequenos os gatinhos andam meio desengonçados igual a todo animal quando pequeno.