O ornitorrinco é o único mamífero que bota ovo, ele é um tipo de mutação, cauda de castor, corpo de galinha e bico e nadadeiras de pato.
Carnívoro, alimenta-se de insetos, vermes ecrustáceos de água doce. Possui diversas adaptações para a vida em rios e lagoas, entre elas as membranas interdigitais, mais proeminentes nas patas dianteiras. É um animal ovíparo, cuja fêmea põe cerca de dois ovos, que incuba por aproximadamente dez dias num ninho especialmente construído.
Ornitorrincos são animais semiaquáticos e primariamente noturnos, quando não estão mergulhando em busca de alimento, descansam em buracos feitos nas margens dos rios e lagos, sempre camuflados com vegetação aquática. Há dois tipos de tocas, uma serve como abrigo para ambos os sexos e é construída pelo macho na época de acasalamento; a outra, geralmente mais profunda e elaborada, é construída pela fêmea e serve como ninho para a incubação dos ovos e cuidados pós-natais.
O ornitorrinco mede em média de 35 a 50 centímetros e pesa de 3 a 6 kg. Vive também em média de 15 a 17 anos.
Tem patas palmadas e por isso é um bom nadador, capaz de ficar debaixo da água por cinco minutos. Dentro da água seus olhos e ouvidos fecham. Ele cavoca a lama com seu bico, à procura de comida. O bico não é ósseo, mas coberto por uma membrana sensível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário