Quer saber sobre os animais? O que eles comem? Quanto pesam? E muito mais?
É aqui mesmo! Seja Bem-Vindo ao Blog!!

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Cães

 O cão , no Brasil freqüentemente chamado de cachorro, é um mamíferocanídeo e talvez o mais antigo animal domesticado pelo ser humano. Ao longo dos séculos, através da domesticação, o ser humano realizou uma seleção artificial dos cães por suas aptidões, características físicas ou tipos de comportamentos


Os sentidos

Os cães pertencem à família dos canídeos, da qual fazem parte também as raposas e os lobos. Esta família de predadores possui sentidos apurados para a captura de presas e para proteção da matilha. Apesar da domesticação e do cruzamento seletivo, o que tornaram o cão menos dependente de seus sentidos, estes ainda são considerados habilidades sensoriais incríveis. Assim como em humanos e outros mamíferos, seus sentidos dividem-se em cinco.

Olfato: considerado o principal sentido canino, superior a de todos os outros animais. Tal característica marcante advém das ramificações dos nervos olfativos na cavidade nasal, que ocupam 160 cm², enquanto no homem a área chega a 5 cm². As células olfativas do ser humano chegam a cinco milhões, enquanto em um cão atingem 220 milhões. 

Para saber um pouco mais sobre estes animais incríveis visite o site que fala mais um pouco sobre eles.

Audição: como o olfato, é outro sentido bastante desenvolvido no canino, que, diferente do ser humano, ouve sons de alta frequência e baixo volume. Por meio de suas orelhas direcionáveis, característica esta comum aos mamíferos, são capazes de localizar com precisão a direção e a origem do som em seis centésimos de segundo. São ainda capazes de ouvir a uma distância quatro vezes superior a do ser humano.

Visão: este sentido difere dos humanos sob muitos aspectos. A visão noturna dos cães é muito mais apurada que a dos humanos. Seu ângulo de visão também é mais amplo, devido a posição de seus olhos, localizados ao lado da cabeça. Sua visão é bicromática , isto é, distinguem bem apenas o amarelo e o azul, além do branco e do preto  As cores vermelho, verde, rosa e laranja não são distinguidas pelos cães, que as vêem em branco ou preto.  Os cães são mais sensíveis a luz e ao movimento, captando, com maior facilidade, algo movendo-se no escuro. Contudo, possuem menor capacidade de foco e de diferenciar as cores.

Tato: sentido considerado pouco desenvolvido, o tato é fundamental na relação afetiva com outros animais. Junto ao olfato, é o primeiro sentido a funcionar em um cachorro na percepção extras sensorial. Nos cães, as sensações térmicas, táteis e de dor, são percebidas pelas terminações nervosas que, densas, formam uma rede ligada à medula espinhal e ao cérebro. Ao tato está ligada a sensibilidade do animal, que sente mais o frio que o calor, respondendo com aceleração da respiração e a evaporação da água através da língua.

Paladar: sentido pouco desenvolvido. Em relação com o homem, possui quase nove vezes a menos o número de papilas gustativas. Por isso, o sabor que os cães sentem está diretamente ligado ao odor. É também por esta razão que podem consumir diariamente o mesmo alimento.

Um comentário:

  1. Estou fazendo um trabalho sobre pandas, e achei seu blog, e eu AMEEEI !!! Esse cachorro é o Spitz Alemão, mais conhecido como Lulu da Pomerânia! Eu amooooooo esse cachorro, EU TENHO UUM !! É O MEU THOR !!!! FOFÃO !! Eu tbm tenho um Shih Tzu MUIIIITO LINDOO!! Amei seu blog, sempre vou ficar vendo !!

    ResponderExcluir